Andrelândia

  • 12.507 Habitantes

A maravilha do campo e da cidade em um só lugar, assim é Andrelândia. A cidade possui belezas naturais exuberantes e riquíssimas construções históricas que são um retrato da vida local imortalizado no tempo. 

Suas cachoeiras, pedreiras e grutas permitiram que, desde 2001, começasse a compor o Circuito das Montanhas Mágicas da Mantiqueira.
Muitos dos antigos casarões de Andrelândia são considerados patrimônio histórico municipal.

As festas religiosas, como a Festa de São Sebastião, Folia de Reis, Festa de São Benedito, atraem muitos visitantes para a cidade.

Além disso, o artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural andrelandense. Em várias partes da cidade é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local.


A cidade foi nomeada em homenagem ao fazendeiro André da Silveira, um dos primeiros a se instalar na região. Localiza-se ao sul da capital do estado, a cerca de 299 quilômetros.

Matriz_Nossa_Senhora_do_Porto - Foto: José Resende
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Matriz Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação

Pouco restou da antiga Capela erguida a pedido de André da Silveira. O primeiro templo era construído apenas da nave e da Capela-Mor que atualmente formam a sua estrutura dorsal Os púlpitos, entalhes dourados e os altares ali colocados, são os resquíos arquitetônicos históricos mais remotos de nossa cidade. O pequeno templo levantado entre os anos de 1752 e 1755 no Arraial do Turvo, foi elevado à categoria de Matriz no ano de 1832. Até 1890, a Matriz era um templo sem torres. A torre construída foi logo demolida... Em 1918, um nova torre foi levantado no centro, reformado o assoalho e instalado um serviço de iluminação elétrica. No ano de 1921 a torre central foi remodelada e nela colocado um relógio mecânico. Foram abertos quatro arcos na capela-mor e construídas duas capelas laterais. A maior obra de reforma da Matriz foi realizada sob a coordenação de Pe. Jaime Salgado Pereira entre 1951 a 1953.

Cachoeira do Apiário

Localizada no rio Capivari a 30km da cidade de Andrelândia é uma cacheira ótima para se passear com a família. Possui uma queda grande e com muito volume de água seguida de poço correnteza mas ótimo para se nadar. Após o poço vem em seguida uma corredeira, pequenas quedas e um escorregador onde  as águas são tranquilas. Abaixo dos bos escorregadores é formado um grande poço tranquilo onde se pode nadar, mergulhar e brincar com crianças.  No local há sombras e uma grande praia de areia, onde se pode jogar futebol e volei. Umas das cachoeiras mais bonita de Andrelândia e mais visitada.

Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio

Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, situado a 5 km do centro de Andrelândia guarda um dos maiores tesouros arqueológicos de Minas Gerais: um gigantesco painel rochoso, abrigado da chuva e do vento, onde estão representadas mais de seiscentas e cinqüenta figuras pintadas nas cores vermelha, amarela e branca, que datam cerca de 3.500 anos. As pinturas foram classificadas pelos arqueólogos como pertencentes à chamada Tradição São Francisco, um estilo caracterizado pelo grande número de representações geométricas que, até então, só havia sido encontrado no Norte de Minas Gerais, fato que torna o sítio arqueológico merecedor de todo cuidado, pois pode ser a prova definitiva de rotas migratórias pré-históricas ocorridas no interior do Brasil. No Parque Arqueológico ainda encontramos diversos mirantes, grutas e formações interessantes. dispõe de um centro de recepção de visitantes e trilhas sinalizadas para seus principais atrativos
Mais

serviços

Prefeitura

(35) 3325-1600