Caquende

  • Caquende

Distrito de São João Del Rei. Caquende é um povoado situado às margens da represa de Camargos, represa essa que separa Caquende do povoado de Capela do Saco, no município de Carrancas. 
A tradição oral nos dá conta de que as origens daquela capela e do arraial podem estar ligadas à extração do ouro. É uma suposição que poderá vir a ser confirmada, haja vista a existência de um antigo rego d’água que se inicia próximo ao Povoado de Jaguara (Ribeirão da Cachoeira do Bom Retiro), seguindo tortuoso percurso até o “tanque”, reservatório que ficava na entrada do Caquende; a água, a partir dali, seria distribuída para a lavagem de ouro nas “catas” que então circundavam o lugarejo. Segundo relato contido no livro “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas”, foi por volta de 1880 que o Pe. Jerônimo Guimarães iniciou a construção da ermida em honra a Nossa Senhora do Carmo no Caquende. Daí iniciou-se a distribuição de terrenos em volta da capela, para pessoas de pequenas posses, e, naturalmente, foi surgindo o núcleo primitivo de povoação daquela vila.

O visitante que se dirigir ao Caquende vai deparar com uma região de grande beleza. Lá do alto, antes mesmo de se chegar à sede da vila, descortina-se o belíssimo espelho d’água da represa de Camargos, reservatório que alimenta a usina hidrelétrica de mesmo nome, concluída em 1960. Chegando ao lugar de ruas calmas e casas construídas a partir do redor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o visitante poderá desfrutar-se de extensos gramados, apreciar o clima ameno e a boa culinária local, além de facilmente travar animada prosa com a sua gente hospitaleira.

Fonte: http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/155749230710_Caquende.pdf

Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore