Conceição do Mato Dentro

  • 18.273 Habitantes

Localizada a 166 quilômetros de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro tem uma população de cerca de 20 mil. Com mais de três séculos, o município possui um imenso patrimônio histórico e natural preservado, além de guardar as características de interior e uma rica tradição religiosa.

Na parte histórica, mantém vários bens imóveis seculares preservados, em destaque a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que reabriu as suas portas no dia 8 de dezembro de 2018, depois de uma das maiores obras de restauração já realizadas neste país nesse tipo de patrimônio. A igreja, que é tombada desde 1948 pelo IPHAN, começou a ser construída em 1702, sendo o início da sua história um marco na formação do município. Depois de 15 anos fechada, ela foi totalmente restaurada, recuperando as características de sua construção.

Em relação às suas belezas naturais, Conceição do Mato Dentro está inserida na Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó. A maior parte de sua extensão territorial é de área verde preservada, de rica vegetação, fauna, montanhas e cachoeiras. Entre as quedas d’água em destaque, está a Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que se insere no Parque Estadual Serra do Intendente, onde também está a Cachoeira Rabo de Cavalo.

Com 273 metros de altura e o formato que remete à figura de um coração, a Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas e a terceira mais alta do país, sendo eleita a mais bonita do Brasil pelo “Guia Quatro Rodas”. Com uma hora e meia de caminhada, em uma trilha toda sinalizada e preparada para a segurança do turista, a Cachoeira do Tabuleiro é um destino inesquecível. Também vale destacar a tradição religiosa de Conceição do Mato Dentro, em que as festas da Igreja Católica são mantidas há séculos pelas comunidades. Destacam-se os festejos à Nossa Senhora do Rosário e, principalmente, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O evento religioso acontece há mais de 230 anos e é realizado tradicionalmente em junho, quando cerca de 60 mil pessoas visitam o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, outra construção imponente que encanta os visitantes. Nesta época do ano, todo o município fica em festa e é quando acontece também a tradicional Cavalgada do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos.

O município também uma riqueza gastronômica de grande valor e mantém a tradição na produção artesanal, principalmente na cachaça e no queijo. A cachaça é produzida em diversas fazendas da região de forma centenária, sendo a sua qualidade reconhecida nacional. Em 1990, a revista “Playboy” ficou em 4º lugar no Ranking Nacional de Melhor cachaça do país. A estimativa é que atualmente cerca de 30 produtores fabricam cachaça em Conceição do Mato Dentro e região. 

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - CRÉDITOS DILSON FERREIRA2
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - SELMA AGUIAR
MERCADO MUNICIPAL - CRÉDITOS A JOSÉ EMÍLIO PERILLO
Praça do Rosário - Assessoria de Comunicação
TABULEIRO_CRÉDITOS_HENRIQUE_CUNHA
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Cachoeira Rabo de Cavalo

 A cachoeira Rabo de Cavalo possui 170 m de queda dividida em três saltos. Forma um grande poço cercado de pedras em meio à beleza exuberante da fauna e flora típicas da região.
Localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) Municipal da Serra do Intendente, a 24 km da SEDE em direção ao distrito de Itacolomi, região do Canyon do Peixe Tolo e do Rio Parauninha, sendo 6 km por trilha moderada entre campos rupestres, cerrado e sobre as pedras do rio na parte final.

Parque Salão de Pedras

Parque Natural Municipal do Salão das Pedras criado em dezembro de 1999, com uma área de 857 hectares. Colina formada por vegetação de campos de altitude, com afloramentos rochosos, que formaram esculturas interessantes devido às ações da chuva e do vento ao longo dos anos. Em 2005, foi reconhecido como núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

O Salão de Pedras é considerado no Brasil e no exterior o melhor local do país para a prática de escalada na modalidade boulder (escalada em pequenos blocos praticada sem o uso dos equipamentos de segurança). Local de clima agradável, que permite uma visão panorâmica da cidade, ideal para observar o nascer e o pôr do sol e dos astros. Encontram-se nesse local sítios arqueológicos que datam de 5000 anos.

Parque Estadual Serra do Intendente

O Parque Estadual Serra do Intendente foi criado através do Decreto sem número, de 29 de março de 2007 e possui área de 13.508,83 hectares. O Parque está localizado nas altas terras da Serra do Espinhaço, região reconhecida pela UNESCO em 2005 como Reserva da Biosfera. Os distritos de abrangência são Tabuleiro e Itacolomi, ambos pertencentes à Conceição do Mato Dentro. 

O Parque possui esse nome devido a relatos de que o próprio Intendente Câmara possuía uma pequena casa no alto da Serra.


Para visitar:
Todos os dias, das 8h às 16h. Requer agendamento prévio. Entrada gratuita.

Contato:
E-mail: marcos.santos@meioambiente.mg.gov.br 
Telefone: (31) 9603-6767 e (31) 3868-2878.
Endereço: Distrito de Tabuleiro, Conceição de Mato Dentro. 

Distâncias:
Belo Horizonte: 160 km.
Governador Valadares: 286 km.
Juiz de Fora: 423 km.
Rio de Janeiro: 601 km.

Como chegar :
Partindo de Belo Horizonte, pegue a Linha Verde sentido Lagoa Santa. De lá, a MG - 10 sentido Serra do Cipó.  Em Conceição do Mato Dentro, siga até o entroncamento de Congonhas do Norte. Vire à esquerda sentido Tabuleiro e siga 20 km² de estrada de terra mantendo-se à esquerda até o parque.

Infraestrutura: 
Ponto de apoio ao turista.

Onde ficar:
Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Santana do Riacho.

Dicas:
- O distrito de Tabuleiro não possui serviços como bancos ou farmácias. A maioria dos estabelecimentos também não aceita cartão de crédito.
- O parque não possui bares ou restaurantes, portanto o visitante deve levar lanche e água. 
- Ao menor sinal de chuva na cabeceira do rio, saia imediatamente. Há risco de tromba d’água.  
Mais

hospedagem

Tabuleiro Eco Hostel

Com vista privilegiada para Cachoeira do Tabuleiro, a maior do estado de Minas Gerais e a terceira do Brasil, o Tabuleiro Eco Hostel é o lugar perfeito para quem procura tranquilidade, conforto e segurança em meio à natureza. Inserido na Serra do Espinhaço, Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco, Tabuleiro abriga inúmeras cachoeiras, poços, pinturas rupestres e uma biodiversidade única.
Possui ambiente propício para prática de esportes de aventura como escaladas, trilhas, cavalgadas, rapel, entre outros. Com instalações aconchegantes e um delicioso café da manhã, o Tabuleiro Eco Hostel oferece suítes para casal, família, coletivos e camping, além de ampla área de convivência e de lazer, bar, restaurante cozinha comunitária, estacionamento e passeios pela região. Se você valoriza o contato com a natureza, Tabuleiro é o seu destino.

  • Endereço: Rua Joaquin Costinha Nº: 1 Tabuleiro
  • Telefone: (31) 3654-3288
  • E-mail: tabuleiroecohostel@yahoo.com.br
conheça

Pousada da Gameleira


A Pousada Gameleira esta localizada no distrito do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. Oferece suítes com frigobar e ventilador (algumas com TV) e quartos coletivos com banheiro privativo. São acomodações aconchegantes e confortáveis, ideais para descansar após um dia de atividades na região.
Há ambientes de convivência rústicos e charmosos, como a sala de estar, a biblioteca e o restaurante. Na varanda estão instaladas redes para os momentos de preguiça. O café da manhã com delícias da culinária mineira estão incluídas na diária.

  • Endereço: R Eloi Chaves Nº: 78 Distrito do Tabuleiro
  • Telefone: (31) 992632968
  • E-mail: reserva@pousadadagameleira.com.br
conheça

Pousada Chácara Santa Inês

 A pousada oferece dispõe de banheira de água termal, instalações para esportes aquáticos, piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, bar e um estacionamento privativo gratuito no local. Todos os quartos incluem TV a cabo e banheiro privativo com chuveiro, e alguns apresentam vista do lago ou do jardim. Oferecem Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Para sua comodidade, a recepção está aberta 24 horas.

conheça
Mais

dicas

Também o queijo é produzido no município artesanalmente preservando as receitas seculares. O produto mais tradicional é o queijo artesanal tipo Serro, com seu sabor marcante e que teve o seu modo de fazer como o primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais IEPHA e o IPHAN, em agosto de 2002.

serviços

SERVIÇOS

Secretaria de Turismo
(31) 3868-2223

Rodoviária
(31) 3898-1306

Sites
www.cmd.mg.gov.br e www.turismo.cmd.mg.gov.br