Conceição do Mato Dentro

  • 18.273 Habitantes

Localizada a 166 quilômetros de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro tem uma população de cerca de 20 mil. Com mais de três séculos, o município possui um imenso patrimônio histórico e natural preservado, além de guardar as características de interior e uma rica tradição religiosa.

Na parte histórica, mantém vários bens imóveis seculares preservados, em destaque a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que reabriu as suas portas no dia 8 de dezembro de 2018, depois de uma das maiores obras de restauração já realizadas neste país nesse tipo de patrimônio. A igreja, que é tombada desde 1948 pelo IPHAN, começou a ser construída em 1702, sendo o início da sua história um marco na formação do município. Depois de 15 anos fechada, ela foi totalmente restaurada, recuperando as características de sua construção.

Em relação às suas belezas naturais, Conceição do Mato Dentro está inserida na Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó. A maior parte de sua extensão territorial é de área verde preservada, de rica vegetação, fauna, montanhas e cachoeiras. Entre as quedas d’água em destaque, está a Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que se insere no Parque Estadual Serra do Intendente, onde também está a Cachoeira Rabo de Cavalo.

Com 273 metros de altura e o formato que remete à figura de um coração, a Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas e a terceira mais alta do país, sendo eleita a mais bonita do Brasil pelo “Guia Quatro Rodas”. Com uma hora e meia de caminhada, em uma trilha toda sinalizada e preparada para a segurança do turista, a Cachoeira do Tabuleiro é um destino inesquecível. Também vale destacar a tradição religiosa de Conceição do Mato Dentro, em que as festas da Igreja Católica são mantidas há séculos pelas comunidades. Destacam-se os festejos à Nossa Senhora do Rosário e, principalmente, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O evento religioso acontece há mais de 230 anos e é realizado tradicionalmente em junho, quando cerca de 60 mil pessoas visitam o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, outra construção imponente que encanta os visitantes. Nesta época do ano, todo o município fica em festa e é quando acontece também a tradicional Cavalgada do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos.

O município também uma riqueza gastronômica de grande valor e mantém a tradição na produção artesanal, principalmente na cachaça e no queijo. A cachaça é produzida em diversas fazendas da região de forma centenária, sendo a sua qualidade reconhecida nacional. Em 1990, a revista “Playboy” ficou em 4º lugar no Ranking Nacional de Melhor cachaça do país. A estimativa é que atualmente cerca de 30 produtores fabricam cachaça em Conceição do Mato Dentro e região. 

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - CRÉDITOS DILSON FERREIRA2
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - SELMA AGUIAR
MERCADO MUNICIPAL - CRÉDITOS A JOSÉ EMÍLIO PERILLO
Praça do Rosário - Assessoria de Comunicação
TABULEIRO_CRÉDITOS_HENRIQUE_CUNHA
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Cachoeira do Tabuleiro

Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no distrito de Tabuleiro MG à 19km da sede Conceição do Mato Dentro, é a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Foi eleita pelo Guia Quatro Rodas 2003 a cachoeira mais bonita do Brasil. São 273 metros de queda livre, seu paredão possui beleza singular e chega à 300 metros de altura.

O cânion da parte alta da cachoeira possui piscinas naturais, quedas sequências até a grande queda e na parte de baixo, existe um grande poço circundado por blocos majestosos de pedra.

Para se chegar no alto da Cachoeira, a partir do povoado, é necessário um trekking de aproximadamente 4h de subida e 3h30 de descida com dificuldade forte.

Outra forma de acesso é através da Sede do Parque Natural Municipal Ribeirão Preto, aproximadamente 2h de trekking até o poço (parte de baixo) e 4h até ao Canyon (parte de cima).

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos

Construção inciada em 1760 e fim em 1773, em linhas arquitetônicas ecléticas, variando do mourisco ao neogótico.

Parque Salão de Pedras

Parque Natural Municipal do Salão das Pedras criado em dezembro de 1999, com uma área de 857 hectares. Colina formada por vegetação de campos de altitude, com afloramentos rochosos, que formaram esculturas interessantes devido às ações da chuva e do vento ao longo dos anos. Em 2005, foi reconhecido como núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

O Salão de Pedras é considerado no Brasil e no exterior o melhor local do país para a prática de escalada na modalidade boulder (escalada em pequenos blocos praticada sem o uso dos equipamentos de segurança). Local de clima agradável, que permite uma visão panorâmica da cidade, ideal para observar o nascer e o pôr do sol e dos astros. Encontram-se nesse local sítios arqueológicos que datam de 5000 anos.
Mais

hospedagem

Pousada do Lago

A Pousada do Lago possui piscina ao ar livre e vista para as montanhas. Você pode usufruir do wi-fi e estacionamento gratuitos. Os quartos possuem ar-condicionado, televisão  de tela plana e banheiro privativo.
A  recepção funciona por 24 horas.

conheça

Pousada Alto do Baú

Dispondo de Wi-Fi gratuito, sauna e piscina ao ar livre, a Pousada Alto do Baú oferece acomodação em Conceição do Mato Dentro. Você poderá desfrutar do bar no local. O estacionamento privativo gratuito está disponível na propriedade. Todos os quartos deste hotel dispõem de ar-condicionado, TV e banheiro privativo. Os quartos superiores dispõem de banheira de hidromassagem.

  • Endereço: AVE POR DO SOL Nº: 1000 BALNEARIO DO BAU
  • Telefone: (31) 988190359
  • E-mail: reserva@pousadaaltodobau.com.br
conheça

Pousada da Gameleira


A Pousada Gameleira esta localizada no distrito do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. Oferece suítes com frigobar e ventilador (algumas com TV) e quartos coletivos com banheiro privativo. São acomodações aconchegantes e confortáveis, ideais para descansar após um dia de atividades na região.
Há ambientes de convivência rústicos e charmosos, como a sala de estar, a biblioteca e o restaurante. Na varanda estão instaladas redes para os momentos de preguiça. O café da manhã com delícias da culinária mineira estão incluídas na diária.

  • Endereço: R Eloi Chaves Nº: 78 Distrito do Tabuleiro
  • Telefone: (31) 992632968
  • E-mail: reserva@pousadadagameleira.com.br
conheça
Mais

dicas

Também o queijo é produzido no município artesanalmente preservando as receitas seculares. O produto mais tradicional é o queijo artesanal tipo Serro, com seu sabor marcante e que teve o seu modo de fazer como o primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais IEPHA e o IPHAN, em agosto de 2002.

serviços

SERVIÇOS

Secretaria de Turismo
(31) 3868-2223

Rodoviária
(31) 3898-1306

Sites
www.cmd.mg.gov.br e www.turismo.cmd.mg.gov.br