Diamantina

  • 47.647 Habitantes

Berço do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek e de Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva, Diamantina está localizada no Vale do Jequitinhonha, e fica a aproximadamente 290 km de Belo Horizonte. O município chama atenção pela exuberante beleza natural que, em harmonia ao seu conservado e majestoso casario do século 18, traduz-se em um maravilhoso cartão postal.

Dona de um extenso patrimônio histórico, a cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938 e, em dezembro de 1999, foi consagrada com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, outorgado pela UNESCO. Dentre as construções coloniais mais antigas, destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Bonfim dos Militares, a Casa da Chica da Silva, o Chafariz do Rosário, entre outros.
 

Diamantina conta com uma musicalidade que lhe é peculiar, manifestada através de uma série de eventos artístico-culturais, bem como seu artesanato, que fazem do município um destino para os mais diversificados gostos. A Vesperata, um dos principais eventos da cidade, é um interessante concerto noturno ao ar livre, onde os músicos tocam sob os balcões dos sobrados da tradicional Rua da Quitanda. 

Na Praça do Mercado, o Mercado Velho (também conhecido como Mercado do Tropeiro), construído em 1835, chama a atenção por sua arquitetura, de influência árabe. Ele era utilizado pelos tropeiros como pólo de distribuição de mercadorias para o Vale do Jequitinhonha. Nos dias atuais, atrai turistas pela singularidade cênica e pela venda de produtos regionais típicos. 

Em meio às montanhas e serras de Diamantina, se encontram cachoeiras que dão origem a deliciosas piscinas naturais de areias brancas. A cidade conta ainda com uma vasta manifestação cultural, marcada pelo seu famoso carnaval de rua, pela Semana Santa, pela Festa do Padroeiro Santo Antônio, entre outras. 

Acervo Estrada Real
Biribiri
Caminho dos Escravos
Casa da Gloria
Garimpo Real
Mercado dos Tropeiros
Ponte sobre o Rio Jequitinhonha
Trecho da Estrada Real
Vesperada
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Catedral Metropolitana Santo Antônio da Sé

A Catedral de Santo Antônio, construída em 1940, foi construída para substituir a antiga Sé, do período colonial, que serviu de matriz de Freguesia até a construção do novo templo.

Sua arquitetura e neocolonial, seguindo o estilo das igrejas litorâneas brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro e Salvador. Está localizada na Praça Barão de Guaicuí.

Cachoeira das Fadas

A Cachoeira é circundada por densa mata de transição e de galeria e afloramentos rochosos, possui queda de 25m formando um poço propício ao banho. O acesso ao local pode ser feito por um trecho de estrada e, depois, por uma trilha de pedras com descida acentuada.
Localizado a 49 km de Diamantina em direção ao distrito de Conselheiro da Mata.
Mais

hospedagem

Hotel Montanhas de Minas

O hotel conta com um ambiente rústico e vista para as montanhas, apresenta uma área de lazer ampla e agradável, com piscina e área para banho-de-sol. Ideal para quem procura descanso mas sem se desligar da cidade! Incluso em suas diárias, café-da-manhã completo típico mineiro, internet.

conheça

Hotel Fazenda Estância do Salitre

A Estância do Salitre é presenteada por uma linda represa e uma pequena praia, em frente ao seu restaurante, que mostram a natureza sempre revigorada pela energia do sol nas montanhas. Completa infraestrutura. Temo como objetivo fazer das suas férias, feriados e finais de semana, dias repletos de alegria e sossego, com belas paisagens, muito verde, montanhas e muito lazer.

  • Endereço: Estrada para Curralinho. Nº: 00 Distrito de Curralinho
  • Telefone: (38) 35311526
  • E-mail: comercial@estanciadosalitre.com.br
conheça

Pousada Ouro de Minas

Localizada na região central, em um edifício do século XVIII, a Pousada Ouro de Minas oferece um buffet de café-da-manhã e Wi-Fi gratuito.  
Todos os quartos do Ouro de Minas dispõem de ventilador, TV e frigobar. Apresentam uma decoração simples, com piso de azulejo, e incluem banheiro, roupa de cama básica e toalhas de banho.

conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

Diamantina é um destino que agrada a todos os gostos, seu centro histórico ainda preserva casarões e Igrejas do século 18 para aqueles que preferem o turismo histórico e cultural.

Para os mais aventureiros, no entorno da cidade existem várias cachoeiras, grutas e pinturas rupestres, várias delas no Parque Estadual do Biribiri.

Para os amantes da música, Diamantina oferece, além do belíssimo evento que é a Vesperata, as Serestas e Concertos. 

E, anualmente, em Novembro, Diamantina organiza o festival de gastronomia e cultura, Diamantina Gourmet, que se inspira em músicas para a criação de pratos que levam em seu preparo ingredientes tradicionais e típicos da região.

serviços

Secretaria de Cultura e Turismo

R. Antônio Eulálio, 53
(38) 3531-9532

Rodoviária
Largo D. João, 134
(38) 3531-9176

Aeroporto
Rodovia BR-367, s/n
(38) 3531-9134

Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.

Site
www.diamantina.mg.gov.br