Itabirito

  • Cidade Encanto
  • 45.484 Habitantes

A 55 km de Belo Horizonte, o município se orgulha de ostentar o Complexo Turístico da Estação. Inaugurado em 2003, o ponto veio para resgatar o passado e relembrar a estrada de ferro pela qual chegou D. Pedro II através de uma Maria Fumaça, ainda no século 19. A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, erguida em 1721, marca o estilo colonial predominante da época.

Dona de uma natureza exuberante, a cidade possui diversas e deliciosas cachoeiras. O Morro do Cristo ou Cruzeiro João Pinto possui do alto de seus 1.179 metros uma incomensurável vista de onde se pode observar a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomy e a Serra do Caraça.

Na culinária típica, quem ganha destaque é o pastel de angu. Considerado patrimônio da cidade, possui uma grande diversidade de recheios e até uma festa dedicada exclusivamente a ele, a Festa do Pastel de Angu. O Julifest também é um evento bastante tradicional na cidade, trazendo o melhor da culinária mineira e muita animação. 

Capela do Senhor Bom Jesus do Matozinho
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Capela do Senhor Bom Jesus do Matozinho

Em seu interior, o forro retrata a cena bíblica de Cristo, Maria e os apóstolos no descendimento da cruz, atribuída a mestres do Barroco mineiro, com imagens naturais, expressivas e belas, como não se vê igual.

Na década de 90, a igreja passou por uma restauração total do prédio e das imagens, que têm tons fortes e expressivos, característicos do Rococó. A construção de 1765 está localizada no alto de um morro, em um adro aberto e gramado, de onde se pode avistar parte da cidade. 

Pastel de Angu de Itabirito

Na culinária típica de Itabirito, a grande estrela é o pastel de angu. Criado na Fazenda dos Portões no século 19, é considerado patrimônio da cidade. A iguaria foi feita pelas escravas Philó e Maria Conga, aproveitando a sobra do angu – principal refeição dos escravos. Elas recheavam com guisado feito de umbigo de banana e restos de carne para, assim, fritar o quitute na banha de porco.

Com o passar do tempo, o pastel de angu virou uma paixão dos moradores da cidade e dos turistas, que a visitavam só para experimentar a delícia. Aos poucos, ela foi aprimorada com outros recheios, como frango, bacalhau e carne seca com catupiry.

Realizado pela mantenedoras  do modo de fazer o pastel de angu com apoio da Prefeitura Municipal. O Pastel de Angu de itabirito  e o seu  modo de fazer apresenta relevante valor histórico e cultural, que permite identificá-lo como um Bem Imaterial e joia gastrônomica da cidade,  que merece ser destacado, efetivando assim, a sua preservação, conservação e valorização. Portanto, a realização de Oficinas do Modo de Fazer o Pastel de Angu é uma importante ferramenta para preservação deste bem imaterial .

Oficinas do Pastel de Angu Itabirito Diretoria de Turismo
Centro de Referencias e Informações Turistiicas 
Telefone: (31) 3561-7847
E-mail: crit@pmi.mg.gov.br


Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem

No século XVIII, entre 1706 e 1709, o capitão-mor Luiz de Figueiredo Monterroyo e o piloto Francisco Homem Del Rey aqui chegaram em busca de ouro e trouxeram o Retábulo da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, sua embarcação. Construíram no alto da Colina uma ermida, que se transformou em 1720 em Capela.

É a mais antiga construção religiosa do município. Seu estilo é o barroco. Em seu teto, na nave central, encontra-se a pintura da oração da Ave Maria.
Mais

hospedagem

Pousada e Hospedaria da Sônia

A Pousada está localizada no lugarejo Acuruí, está a 25 KM de Itabirito, próxima a represa do Rio das Velhas.
Os chalés possuem televisão, geladeira, ventilador,  aquecimento solar e internet.

conheça

Detalhes de Minas

A pousada possui piscina coberta e aquecida, com hidromassagem ao ar livre. Para a sua maior comodidade, o Wi-Fi é gratuito.
Os quartos espa
çosos com uma decoração rústica em tons claros. Todos dispõem de TV e uma varanda com rede e vista para o jardim. Além disso, também incluem um banheiro privativo.
No meio das Montanhas de Minas Gerais, a vista incrível da natureza irá renovar seu ar e eliminar seu estresse do cotidiano. Nosso café da manhã é em estilo Buffet, com uma incrível variedade de itens e o tradicional pão de queijo mineiro. Bolos e pães caseiros fazem parte de nosso cardápio.

  • Endereço: Estrada do Tombadouro Nº: 3.336
  • Telefone: (21) 964072464
  • E-mail: pousadadetalhesdeminas@gmail.com
  • Website:
conheça
Mais

serviços

Prefeitura
(31) 3561-4013

Secretaria de Turismo
(31) 3563-2924

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3561-7847

Rodoviária
(31) 3561-6458

Site
www.itabirito.mg.gov.br