Lavras

  • Lavras

Fundada na primeira metade do século XVIII, Lavras é conhecida como a “terra dos ipês e das escolas”. O município possui relevantes referências culturais como a Igreja do Rosário, a Casa da Cultura, a Estação Costa Pinto, o Instituto Presbiteriano Gammon, o Museu Bi Moreira, o Jardim Sensorial e a Universidade Federal de Lavras. A cidade também oferece atrativos para passeios e aventuras. O principal é o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito que possui extensa área verde com paisagens, cachoeiras, tirolesa, caminhadas ecológicas e arvorismo, atividades que estimulam o contato com a natureza. No Rio Capivari, os mais aventureiros podem praticar o raffting. Dicas de Viagem: Os adeptos do mergulho profissional não podem deixar de conhecer a Comunidade do Funil, que conta com cachoeiras, passeios de barco, caminhadas e área de camping.

Fonte: www.minasgerais.com.br 

Feirinha da praça
Lago do funil
Museu Bi Moreira
Parque ecologico
Serrinha
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

Serrinha 
Aproximadamente a 240 km de Belo Horizonte. São 15 km do centro de Lavras até a serra em estrada de terra em boas condições. Perguntar sobre a “estrada da serrinha”, ao entrar na estrada de terra seguir sempre na via principal até chegar bem perto da serra. Ponto culminante do município, de onde se pode ter ampla visão da região. Dependendo da visibilidade é possível avistar a cidade de São Thomé das Letras, Luminárias, São Bento Abade, Ijaci e outras cidades vizinhas.

Lago do Funil
O lago da usina inunda uma área de 40,49 km², nos municípios de Lavras, Perdões, Bom Sucesso, Ijaci e Ibituruna. Pode armazenar 285 milhões de m³ de água. A geração de energia é feita por meio de um desnível de até 39m (nível do máximo operacional do lago 808 m acima do nível do mar / a altura das unidades geradoras varia entre 769,09m e 771,52m do nível do mar), utiliza turbina do tipo Kaplan, sua potência instalada é de 180 MW. O lago conta com a Comunidade do Funil - Aproximadamente 14 Km do Centro de Lavras, você pode conhecer a Comunidade do Funil, local agradável onde você pode desfrutar das belezas do local, como o camping, mergulho profissional, realizar passeios de barcos particulares, caminhadas, e experimentar a comida mineira dos bares locais.

Parque Ecológico
Quedas do Rio BonitoO Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito é uma propriedade particular aberta ao público localizada no município de Lavras, estado de Minas Gerais. Criado em 14 de julho de 1976, possui uma área de 235 ha com remanescentes da mata atlântica da Serra da Bocaina. A propriedade, mantida pela Fundação Abraham Kasinski, constitui a maior área verde do município de Lavras, com diversidade de espécies e vegetação primitiva de grande importância para pesquisadores e especialistas de todas as áreas.

Museu Bi moreira
Localizado no Campus histórico da Ufla foi inaugurado oficialmente em 1983, mas existe desde o final da década de 40 e originou-se de coleção particular do servidor da Universidade, Sílvio do Amaral Moreira, popularmente conhecido como Bi Moreira. Possui um acervo de mais de 5.000 peças que contam não só a história de Lavras e região, como também do país. Seu arquivo/biblioteca de pesquisa guarda uma rara e valiosa hemeroteca (coleção de jornais), muito freqüentada por alunos da cidade e região.

Feirinha da praça 
Encontrar objetos artesanais na cidade de Lavras é mais fácil do que possa parecer! Além de encontra-los na Feira de Artesanato e Arte Culinária, na Praça Dr. Augusto Silva aos domingos de 08:00 as 14:00,.Aqui você vai encontrar artesanato em madeira, em biscuit, de artigos exotéricos, em ferro, em gesso, acrílico, em parafina, de sabonetes artesanais, em tecidos/fios, em porcelana, de reciclados, os mais variados.