Mariana

  • 58.233 Habitantes

Erguida por entre suntuosas montanhas, Mariana faz parte do Circuito do Ouro e, chamada de berço da civilização mineira, foi a primeira capital, cidade e vila do estado, sendo também a primeira sede de bispado de Minas.

Com mais de 300 anos de existência, a cidade, que fica a 112 km de Belo Horizonte, resguarda grande parte do patrimônio histórico cultural de Minas Gerais. Andar por suas tortuosas ruas é desvendar o discreto magnetismo que a cidade setecentista exerce sob seus visitantes por meio de seus suntuosos casarões, igrejas, praças e museus. As encantadoras sacadas em pedra sabão da casa do Barão de Pontal dão charme às ruas da cidade. 

A Casa Setecentista é um admirável exemplo da arquitetura civil do século 18. Mariana também abriga a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. A Mina da Passagem chega a 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade, onde se avista um esplêndido lago natural. A descida para as galerias subterrâneas se dá através de um trolley.

Os traços seculares se estendem às imponentes igrejas, como a extraordinária Catedral de Nossa Senhora da Assunção Sé de Mariana. Datada em 1703, possui fachada em estilo arcaico, painel do altar-mor pintado por Lucas Jordane (italiano) e lavabo da sacristia, risco do pórtico e tapavento de entrada atribuídos ao mestre Aleijadinho.

O quadro do batistério é obra de Manuel da Costa Ataíde, maior nome da pintura barroca, que foi batizado na própria igreja. Também na Catedral fica o órgão barroco Arp-Schnitger, que, fabricado na Alemanha entre 1701 e 1710, foi doado por D. João V.

Mariana possui diversas obras históricas de valor inestimável não citadas aqui, como museus, capelas, pontes, ruas, casarões, entre outras.  

A manifestação cultural na cidade é grande, se destacando o Festival de Inverno e demais festejos de cunho religioso, que, como a Semana Santa, demonstram a grande fé da comunidade marianense.

Dono de uma natureza exuberante, o município apresenta nascentes, cachoeiras, grutas e minas, que proporcionam aos amantes da natureza diversas opções como caminhadas e até a prática de esportes radicais com trekking e mountain bike. 

Igreja São Pedro dos Cléricos
Estação Ferroviária
Praça Minas Gerais
Casa de Câmara
Vista do centro de Mariana
Cachoeira do Brumado
Mina da Passagem
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

Com ruas em paralelepípedo e seus monumentos históricos, ruas e praças bem preservadas realçam um forte legado cultural, manifestado nas artes e tradições. 

Sua Rua Direita é considerada uma das mais belas de Minas Gerais e a cidade se destaca pela imponente arquitetura urbana colonial.

Outro atrativo são os distritos, a cidade de Mariana possui nove Distritos: Santa Rita Durão, Monsenhor Horta, Camargos, Bandeirantes (Ribeirão do Carmo), Padre Viegas (Sumidouro), Cláudio Manoel, Furquim, Passagem de Mariana, Cachoeira do Brumado, todos repleto de atrativos que satisfazem os mais variados gostos.

serviços

Prefeitura

(31) 3557-9000

Secretaria de Turismo
(31) 3558-2314 /  (31) 3558-1062 / (31) 3558-2315 

Rodoviária
(31) 3558-2130

Site
www.mariana.org.br