Mariana

  • 58.233 Habitantes

Erguida por entre suntuosas montanhas, Mariana faz parte do Circuito do Ouro e, chamada de berço da civilização mineira, foi a primeira capital, cidade e vila do estado, sendo também a primeira sede de bispado de Minas.

Com mais de 300 anos de existência, a cidade, que fica a 112 km de Belo Horizonte, resguarda grande parte do patrimônio histórico cultural de Minas Gerais. Andar por suas tortuosas ruas é desvendar o discreto magnetismo que a cidade setecentista exerce sob seus visitantes por meio de seus suntuosos casarões, igrejas, praças e museus. As encantadoras sacadas em pedra sabão da casa do Barão de Pontal dão charme às ruas da cidade. 

A Casa Setecentista é um admirável exemplo da arquitetura civil do século 18. Mariana também abriga a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. A Mina da Passagem chega a 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade, onde se avista um esplêndido lago natural. A descida para as galerias subterrâneas se dá através de um trolley.

Os traços seculares se estendem às imponentes igrejas, como a extraordinária Catedral de Nossa Senhora da Assunção Sé de Mariana. Datada em 1703, possui fachada em estilo arcaico, painel do altar-mor pintado por Lucas Jordane (italiano) e lavabo da sacristia, risco do pórtico e tapavento de entrada atribuídos ao mestre Aleijadinho.

O quadro do batistério é obra de Manuel da Costa Ataíde, maior nome da pintura barroca, que foi batizado na própria igreja. Também na Catedral fica o órgão barroco Arp-Schnitger, que, fabricado na Alemanha entre 1701 e 1710, foi doado por D. João V.

Mariana possui diversas obras históricas de valor inestimável não citadas aqui, como museus, capelas, pontes, ruas, casarões, entre outras.  

A manifestação cultural na cidade é grande, se destacando o Festival de Inverno e demais festejos de cunho religioso, que, como a Semana Santa, demonstram a grande fé da comunidade marianense.

Dono de uma natureza exuberante, o município apresenta nascentes, cachoeiras, grutas e minas, que proporcionam aos amantes da natureza diversas opções como caminhadas e até a prática de esportes radicais com trekking e mountain bike. 

Igreja São Pedro dos Cléricos
Estação Ferroviária
Praça Minas Gerais
Prefeitura de Mariana
Vista do centro de Mariana
Cachoeira do Brumado
Mina da Passagem
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Mina da Passagem

O que se lê nos livros sobre a exploração do ouro em Minas Gerais pode ser visualizado na Mina da Passagem. Visitá-la é como viajar pela história, vivenciando a saga e a sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras.

Só desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o início de suas atividades, na primeira metade do século XIX, até 1984.

Possui amplos salões, 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna.

Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidade.

Pelourinho

Estas construções serviam como Marcos de Jurisdição, onde neles eram castigados os infratores. O pelourinho original de Mariana foi executado por José Moreira Matos em 1750 e demolido em 1871.

O atual foi construído na década de 1970. Tem no alto um globo simbolizando as conquistas marítimas portuguesas. O braço esquerdo sustenta uma balança, representando a justiça. O direito segura uma espada, ou seja, a condenação. Ao centro está o Brasão Português.

Órgão da Sé

O Órgão da Sé possui grande valor artístico e histórico. É o órgão mais importante fora da Europa. Sua fabricação em 1701 foi provavelmente feita pela família Arp Schnitger, famosos alemães fabricantes de órgãos do século XVIII.

A cidade de Mariana abriga em sua catedral o Órgão Arp Schnitger, construído na Alemanha por volta de 1700, exemplar único deste construtor fora da Europa e importante patrimônio histórico e musical no cenário nacional e internacional.

Ele foi um presente do rei D. João V ao primeiro Bispo da cidade, D. Frei Manoel da Cruz. A Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e a organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção do órgão da Sé, oferecem uma programação regular de concertos. 
Mais

hospedagem

Pouso da Passagem

Nosso conceito é cama e café. Oferecemos um farto café da manhã, uma boa cama e um ótimo chuveiro. Tudo isso regado a tranquilidade do nosso distrito (Passagem de Mariana) que fica a 8 km de Ouro Preto e 3 km de Mariana. Bem ao lado da Mina da Passagem.

conheça

Pousada Ouro Real

A Pousada Ouro Real é localizada no centro histórico de Mariana. Onde o patrimônio preservado encontra o aconchego e a tranquilidade, com atendimento diferenciado e em excelente localização (ao lado da Catedral da Sé). Suítes com ar condicionado, frigobar, TV de LED e alguns com banheira de hidromassagem com cromoterapia.
Ambientes de convivência com sala de TV, SPA com hidromassagem, jardins, fogão à lenha, sauna, ducha.
Hospedagem com café da manhã, degustação de deliciosos quitutes caseiros e caldos.

  • Endereço: Rua Direita Nº: 31 Centro
  • Telefone: (31) 3557-1767
  • E-mail: reservas@pousadaouroreal.com.br
conheça

Pousada Contos de Minas

Muita história já circulou por aqui, onde hoje se encontra a Pousada Contos de Minas. A hospitalidade da família Camêllo – sob o comando de seu Catinho e Dona Zizinha – já era famosa quando a casa funcionava como “Rancho de Tropa”. Nesse local, os tropeiros se hospedavam e abasteciam a cidade, para depois saírem carregados novamente por outras bandas, pelas montanhas da região. Animais, comida, remédios, notícias e causos eram aqui trocados, como na época dos Bandeirantes.

A Pousada Contos de Minas, por ter herdado a hospitalidade do Rancho de Tropas, une-se às mudanças do presente para que encontremos nossos clientes e amigos e ouçamos deles palavras de satisfação. Os tempos mudaram e pousadas e hotéis surgiram por toda parte, mas o elo de ligação entre o passado e o futuro ressurge na Pousada Contos de Minas. Uma casa com objetivo comercial, mas que antes de mais nada, visa receber bem, para que os nossos hóspedes participem do nosso sucesso.

E os Contos de Minas continuam ecoando por todos os cantos da cidade – junto com o toque dos sinos. Sejam bem-vindos e aproveitem a hospedagem.

  • Endereço: Rua Zizinha Camello Nº: 15 Centro
  • Telefone: (31) 3558-5400
  • E-mail: reservas@pousadacontosdeminas.com.br
conheça
Mais

dicas

Com ruas em paralelepípedo e seus monumentos históricos, ruas e praças bem preservadas realçam um forte legado cultural, manifestado nas artes e tradições. 

Sua Rua Direita é considerada uma das mais belas de Minas Gerais e a cidade se destaca pela imponente arquitetura urbana colonial.

Outro atrativo são os distritos, a cidade de Mariana possui nove Distritos: Santa Rita Durão, Monsenhor Horta, Camargos, Bandeirantes (Ribeirão do Carmo), Padre Viegas (Sumidouro), Cláudio Manoel, Furquim, Passagem de Mariana, Cachoeira do Brumado, todos repleto de atrativos que satisfazem os mais variados gostos.

serviços

Prefeitura

(31) 3557-9000

Secretaria de Turismo
(31) 3558-2314 /  (31) 3558-1062 / (31) 3558-2315 

Rodoviária
(31) 3558-2130

Site
www.mariana.org.br