Petrópolis

  • Cidade Imperial
  • 305.917 Habitantes

Frequentemente chamada de Cidade Imperial devido à sua história com o Brasil, Petrópolis possui um clima ameno, construções históricas e abundante vegetação.

Localizada na região Serrana do Rio de Janeiro, fica a 65 km da capital carioca e atrai muitos turistas em busca, principalmente, de cultura e entretenimento.

Capital do estado durante 9 anos, Petrópolis abrigou a primeira estrada ferroviária do país, ligando Porto de Mauá à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, a primeira cervejaria do país.

O ambiente refrescante e um nevoeiro que cobre a cidade ligeiramente, proporcionam a Petrópolis um clima peculiar, muito propício a visitas, principalmente de casais. Devido a essas qualidades, o município apresenta o que há de mais requintado em relação à hotelaria e à gastronomia.

O Vale dos Gourmets, situado no distrito de Itaipava, concentra sofisticados restaurantes, badalados bares e boates, além de um elegante comércio regional e deliciosas pousadas. 

A cidade reúne magníficas construções históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, os arrebatadores Palácios Amarelo e de Cristal, o Teatro Municipal, a Casa da Princesa Isabel, entre inúmeras outras edificações e obras de arte que relatam toda a extensa e marcante biografia da cidade.

Praças, obeliscos, museus, solares, mirantes, parques, castelos, florálias e cervejarias, como a famosa Cervejaria Bohemia, só ajudam a atestar todo o acervo de entretenimento turístico do município, que acolhe todos os seus visitantes com muita comodidade. 

Museu Imperial
Um dos vários casarões de Petrópolis
Estadua de Dom Pedro II
Igreja Matriz de Petrópolis - Acervo IER
Chapéu de Santos Dumont
Museu Imperial
Serra dos Órgãos
Vista do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos
Casa de Santos Dumont
Catedral S.Pedro de Alcantara
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Vale dos Gourmets

Itaipava, distrito de Petrópolis, reserva grandes surpresas gastronômicas para seus visitantes – principalmente durante o inverno. A região também é formada pelos subdistritos Araras, Correas, Nogueira, Secretário, Pedro do Rio e Posse.

A partir da segunda metade do século 20, alguns moradores começaram a construir naquele local restaurantes com uma gastronomia de bastante qualidade – foi o que ajudou a construir a sua fama consolidada e o título de Vale dos Gourmets.

Além disso, ali se encontram charmosos hotéis e pousadas, antiquários de qualidade internacional, lojas de cerâmica, móveis e decoração. Araras e Correas firmam-se cada vez mais como destinos perfeitos para casais em clima de lua-de-mel. Secretário, Pedro do Rio e Posse são indicados para quem pretende se desconectar por completo do mundo.

Catedral São Pedro de Alcântara

"A pedra fundamental para a construção da Catedral foi lançada em 12 de março de 1876, sob a responsabilidade do engenheiro Francisco Caminhoá.

Em estilo neogótico francês, é uma obra monumental que só foi concluida em 1939.No fundo do altar destacam-se as imagens em mármore do Imperador Dom Pedro e da Imperatriz Teresa Cristina, cujos restos mortais encontram-se na Catedral.

O mausoléu foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1939, após o traslado dos restos mortais dos imperadores que estavam desde 1921 na Catedral Metropolitana, no Rio de Janeiro.

Ao lado deles estão as imagens e os restos mortais da Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.A Catedral abriga o maior órgão da América Latina. São 2.227 tubos, 33 registros e três teclados manuais. A porta de entrada, metalizada, foi executada pela escola de Aprendizes de São Paulo, segundo desenho de Glash Veiga: cada folha pesa nada menos que 2.400 kg.

Da torre é possível apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas.

É possível também subir até a torre, de onde se pode apreciar a vista da cidade e os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas."
Mais

hospedagem

Pousada Mata Atlântica do Sauer

Localizada em Petrópolis região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a Pousada Mata Atlântica dos Sauer esta situada numa propriedade de 28 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros de florestas de Mata Atlântica intacta transformada numa reserva particular com uma riquíssima variedade de fauna e flora nativa do ecossistema de Mata Atlântica. O restante 10 mil metros desta belíssima propriedade de Pedro Sauer neto do patriarca da família Sauer que foi o responsável pela construção do imóvel, esta dividida em duas construções que abrigam as acomodações e salão de festas e eventos, contando ainda com amplos gramados, piscina semi olímpica, lagos de água natural captado nas diversas nascentes que brotam na preservada floresta atlântica que compõe este belíssimo e preservado cenário. A idéia de Pedro Sauer é oferecer este aconchegante e preservado paraíso para que seus hóspedes e amigos possam desfrutar de momentos agradáveis e felizes junto as montanhas da única cidade imperial das Américas.

  • Endereço: R. Bingen Nº: 1055 Centro
  • Telefone: (24) 2244-0122
  • E-mail: pmatlantica@gmail.com
conheça

Pousada 14 Bis

Parte da Pousada Quatorze Bis possui esta vista "dos fundos" do Centro Histórico ... Da esquerda para a direita, vemos a torre da Igreja do Rosário; logo abaixo, os 3 telhados do antigo Palácio da Princesa Leopoldina e o prédio principal do Campus Notre Dame de Sion, da Universidade Católica. Ao fundo, vemos as montanhas do Parque Municipal da Avenida Ipiranga. — em Pousada Quatorze Bis

  • Endereço: Rua Buenos Aires Nº: 192 Centro
  • Telefone: (24) 2231-0946
  • E-mail: reservas14bis@globo.com
conheça

Pousada Princesa Isabel

A Pousada Hotel Princesa Isabel – Dom Pedro - está localizada a poucos minutos das principais atrações turísticas de Petrópolis, em um dos mais tradicionais endereços do Centro Histórico de Petrópolis: a Avenida Dom Pedro I, numero 152 – Centro – Petrópolis – RJ. Nossas diárias incluem apartamentos diferenciados, com frigobar, cofre eletrônico, Tv de Led, além internet acesso wi-fi gratuito e disponível em toda a pousada, estacionamento privativo com manobrista para seu conforto, disponibilizando ainda aos nossos hóspedes piscina e delicioso café da manhã com produtos regionais, incluído na diária, servido pela manhã no amplo restaurante da pousada.

conheça
Mais

serviços

Disque Turismo
0800 024 1516

Rodoviária Terminal Governador Leonel Brizola
BR 040 - Bingen
(24) 2249-9858

Banco
Santander, Bandeirantes, Bradesco, Boavista, Banco do Brasil, Itaú, 
Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco.