Sabará

  • 126.219 Habitantes

Constituído pelos distritos de Ravena, Carvalho de Brito e Mestre Caetano, Sabará fica a 19 km da capital mineira, integrando a Região Metropolitana de BH.

Sabará conserva muita história em suas ruas, principalmente no centro da cidade. Casarões, igrejas e capelas setecentistas encantam os visitantes pela sua imponência. No Conjunto Arquitetônico da Rua D. Pedro II, o Solar do Padre Correa é destaque e já hospedou ninguém menos que D. Pedro I e D. Pedro II. Construído em 1773, ele possui escadarias de madeira de jacarandá, talha da terceira fase do barroco mineiro e funciona como prefeitura da cidade.

A cidade possui, ainda, vários chafarizes, e, dentre eles, o mais conhecido é o Chafariz do Kaquende. Presenteando Sabará com suas refrescantes águas, segundo a lenda, quem beber de sua água sempre retornará ao município. O Museu do Ouro preserva até hoje objetos associados ao período de extração do ouro em Minas Gerais durante o século 18.

Sabará possui ainda diversos festejos culturais. Terra da jabuticaba, a cidade realiza todos os anos o famoso Festival da Jabuticaba. Entre música, comidas típicas e muita dança, o hospitaleiro povo sabaraense acolhe com todo prazer a todos os seus visitantes. O Festival do Ora-Pro-Nobis também é realizado na cidade é atrai turistas interessados na gastronomia local. 

Igreja do Ó
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

Possui um patrimônio histórico de grande importância na formação cultural de Minas Gerais, encontrados na arquitetura colonial dos casarões, igrejas e nas valiosas obras do mestre Aleijadinho.

serviços

Prefeitura
(31) 3672-7701

Secretário de Turismo
(31) 3672-7690

Site
www.sabara.org.br