Serra do Cipó

A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço e é considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, a 90 km da capital mineira. Marcada por rochas arenosas, a região se encontra no divisor de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Doce. 

Com uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. A região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural. O parque é caracterizado por sítios arqueológicos, cânions, cavernas, cachoeiras, rios, matas, campos rupestres e cerrados.

Bem no alto da serra, um dos pontos turísticos mais visitados, a estátua do Juquinha é uma homenagem feita a um andarilho que vagava por lá colhendo flores e oferecendo aos turistas, ou trocando por objetos de seu interesse, até pratos de comida. O local onde se encontra a estátua, que tem 3 metros de altura, proporciona uma belíssima visão panorâmica de toda a montanha.

Pertencente ao Caminho dos Diamantes, a Serra do Cipó possui uma beleza ímpar e oferece aos seus visitantes um extenso acervo de práticas para o lazer, a cultura, o entretenimento e a pesquisa. 

Além de todos os atrativos, a Serra do Cipó (distrito de Conceição do Mato Dentro), concentra grande número de cachoeiras lindas e democráticas, que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente. Dentre as cachoeiras mais conhecidas estão Véu da Noiva e Cachoeira Grande. Na região é possível encontrar diversas pousadas, hotéis e restaurantes.

Caminho dos Escravos
Cachoeira do Capivari
Cachoeira Grande
Café da Manhã
Morro da Pedreira
Pratica de Tirolesa
Estátua do Juquinha
Cachoeira
Passeio de caiaque no Rio Cipó
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Morro da Pedreira

Formação rochosa em mármore com 30m de altura, que forma um paredão de 90°. O local foi transformado em APA (Área de Proteção Ambiental) Grande Pedreira, um dos vários trechos utilizados à prática de rapel e escalada. Localizada na Rua da Pedreira, 100 - saindo da ponte sobre o rio Cipó, sentido a Santana do Riacho, virar na placa indicativa desta cidade até o atrativo.

Cânion Travessão

Divisor de águas das bacias do Rio Doce e Rio São Francisco, local de rara beleza. O local só pode ser visitado com acompanhamento de guias.

Parque Nacional da Serra do Cipó

A portaria está localizada na Serra do Cipó. Com cerca de 34.000 hectares, o Parque foi criado para preservar os ecossistemas da Serra do Cipó e o patrimônio arqueológico deixado por povos que habitaram a região.

A Serra do Cipó divide as águas das bacias dos rios São Francisco e Doce e faz parte da cordilheira do Espinhaço, prolongamento da Serra Geral, que se estende em direção à Bahia até a divisa com o Piauí. As formações rochosas ocorrem em toda a área, dividindo a paisagem com o cânion do rio Mascate.

O Parque apresenta três diferentes conjuntos de vegetação: matas de galeria e capões de mata, presentes nos vales, regiões de baixa altitude e ao longo dos cursos dos rios; campos cerrados, onde crescem árvores de pequeno porte; e campos rupestres e de altitude, em terrenos acima de 900 m, em que se destacam as espécies com pequenas flores, como a sempre-viva. A fauna é integrada por espécies de mamíferos ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

O Parque mantém uma boa infra-estrutura, com estacionamento para 80 veículos, recepção, portaria, centro de visitantes, vestiários com sanitários e segurança. Pode ser visitado a pé, a cavalo ou de bicicleta. É cobrado ingresso, estando isentas crianças de até 7 anos e idosos acima de 60 anos.
Mais

hospedagem

Chalé Jardim da Serra do Cipó

Chalés Jardim da serra "Lindos Demais"! Um jeito diferente de hospedagem! Localização privilegiada, próximo às principais cachoeiras e ao centro comercial - MG 10 Km 99 (Rua ao lado do Pátio Cipó).
"O seu encontro com a tranquilidade, o conforto e a satisfação na Serra do Cipó". 

  • Endereço: Rua Jequitibá Nº: 350 Centro - Distrito: Serra do Cipó
  • Telefone: (31) 9759-0867
  • E-mail: chalesjardimdaserra@yahoo.com.br
conheça

Pousada Adega Cipó

A POUSADA ADEGA CIPÓ, está no melhor ponto da Serra do Cipó. Rodeada pelos restaurantes, pizzarias, praça de alimentação, empresa de eco turismo, rio, cachoeira, barzinhos com música ao vivo a noite,etc. A POUSADA ADEGA CIPÓ foi toda reformada em 2013. Suas construções são novas, suites amplas, arejadas e aconchegantes. Suites com espaço interno enorme, banheiros com box de blindex e bem amplos. Está dentro de jardins lindos, arborizados e aconchegantes. Servimos um completo café da manhã, mtas frutas, produtos orgânicos e pães caseiros. Wi Fi em todas as suites. A Pousada Adega Cipó se reveste no propósito de que todas as suas atividades sejam ambientalmente equilibradas, economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente ricas e politicamente legítimas.

  • Endereço: ALAMEDA DAS BROMÉLIAS Nº: 68 SERRA DO CIPÓ
  • Telefone: (31) 999817296
  • E-mail: ecocipo@hotmail.com
conheça

Pousada Aconchego da Serra

Com localização privilegiada, a Pousada Aconchego da Serra está localizada no Km 99,5 da Rodovia MG-010, no sopé da Serra do Cipó, bem ao lado da cachoeira Véu da Noiva. Contamos com 11 apartamentos distribuídos entre duplos, triplos ou conjugados para até 4 pessoas. A Pousada Aconchego da Serra conta ainda com: biblioteca, sala de chá, aquário natural com cascata, estacionamento e em breve teremos um amplo salão de jogos. Tudo isso sempre pensando em proporcionar aos nossos hóspedes e amigos um ambiente simples, agradável e... aconchegante! Venha conhecer! Você vai se apaixonar... APTOS COM TV, FRIGO BAR, VENTILADOR DE TETO.

conheça
Mais

serviços

Prefeitura (Santana do Riacho/Serra do Cipó)
(31) 3718-7129