Você está em:
Raposos / Sabará
O trecho, de 12,3 Km, oscila entre estrada de terra, trilhas (entre km 3,9 e 4,8) e um pequeno trecho de asfalto (2 km).
A trilha não é transitável para quem estiver de carro, mesmo os 4X4. Ela só é acessÃvel a pé, de bicicleta ou a cavalo. Quem estiver com automóvel deve seguir de Raposo, por mais 18 Km, até Raposos.
O percurso alterna curtas subidas e descidas. Por todo o trajeto a estrada é larga e em bom estado de conservação. Mesmo nos trechos da trilha, somente 100 metros são percorridos em trilha técnica, com uma subida com muitas valas que exigem cautela, principalmente dos mais inexperientes. A única dificuldade é por ser praticamente todo sem sombra.
No Km 8,7 o viajante chega ao bairro do Arraial Velho de Sabará, que foi fundado em 1700 pelo bandeirante Borba Gato, com o nome de arraial de Santa’Ana. O arraial ainda guarda um ar bucólico e um grande valor histórico. Assim, mesmo para quem estiver de carro, fica a dica para não deixar de conhecê-lo.
O trecho termina na cidade de Sabará, um dos primeiros povoados de Minas Gerais. Criada pelas bandeiras que partiram de São Paulo durante o final do século XVII, a cidade tem como principais atrativos as suas construções históricas, como as que se encontram na rua D. Pedro I (antiga rua direita), o museu do ouro e as suas inúmeras igrejas, como a Igreja Nossa Senhora do Ó, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição.
INFORMAÇÕES DE TRECHO
Dificuldade FÃsica: NÃvel 2
Dificuldade TÉCNICA:
NÃvel 5
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 5 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 4 KM
INC. MÉdia das subidas: 10 %