Você está em:
Sabará / Caeté
O trecho inicial era de 43,5 Km, oscila entre estrada de terra (entre os Kms 0 a 21,1 e entre o Km 33,02 a 43,54) e trilhas (km 21,1 a 33,02), porém com o trecho de trilha está com a vegetação muito alta e de difícil orientação, a planilha foi elaborado em cima de um trecho alternativo enquanto não é resolvido o problema da trilha.
Com o caminho alternativo o percurso passa a ter 31,21 Km todo percorrido em estradas de terra. Como os 6 Km do trecho alternativo não tem demarcação ficar muito atento nas orientações da planilha.
No km 21,41 chega-se ao pequeno povoado de Morro Vermelho. Seus principais atrativos são as Igrejas de Nossa Senhora de Nazaré e a Capela do Rosário, além das suas cachoeiras, como a de Santo Antônio. O distrito pode servir como ponto de apoio para o viajante.
O trecho termina na cidade de Caeté. O local era assim chamado pelos índios, por causa de suas características naturais. Em tupi, a palavra que hoje dá nome a cidade significa “mata virgem” ou “mata densa”. A história da criação de Caeté remete ao ano de 1704. Quatro anos mais tarde, a região foi palco da Guerra dos Emboabas. Após os conflitos, a população de Caeté promoveu as primeiras eleições livres do continente americano.
Os principais atrativos da cidade são as suas construções do século XVIII e XIX, como os casarios, chafarizes e as Igrejas, como a de Nossa Senhora do Bom Sucesso de autoria de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, datada de 1764. As cachoeiras e mirantes para passeios também são destaques da região.
INFORMAÇÕES DE TRECHO
Dificuldade Física: Nível 5
Dificuldade TÉCNICA:
Nível 5
distância em desciDa: 16 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 25 KM
INC. MÉdia das subidas: 9 %