Você está em:
Caeté / Cocais
A distância de 39,5 Km do trecho é umas das dificuldades para o viajante. As subidas, principalmente entre os Km 20 a 24, também exigem um esforço maior. Em contrapartida, o bom estado de conservação da estrada, somado a algumas áreas sombreadas, torna o trecho de fácil acesso e ajuda a vencer a distância.
A paisagem do trecho é muito bonita, com dois pontos marcantes. O primeiro é a quantidade de eucaliptos que é possÃvel ver durante boa parte do percurso. O outro ponto marcante é a Serra da Piedade ou Serra do Sabarabuçu, como era conhecida pelos antigos bandeirantes, lugar que confere o nome a este Caminho da Estrada Real.
O trecho termina no vilarejo de Cocais, distrito de Barão de Cocais. Fundado em meados do século XVIII, a partir da vinda de bandeirantes em busca do ouro, o lugar conserva traços dessa época, como casarões e igrejas. Uma delas, o Santuário de Santana, foi construÃda totalmente com pedras e data de 1769. Outro ponto forte do trecho são as cachoeiras da região.
O distrito de Cocais é o entroncamento do Caminho dos Diamantes com o do Sabarabuçu. Por causa disso, no final do trecho, o viajante encontra três marcos que fazem parte do Caminho dos Diamantes. O viajante deve estar atento.
O último marco do Caminho dos Diamantes, que é possÃvel ver no trecho Cocais a Caeté, encontra-se no Km 37,95 da planilha. Por ser numa bifurcação o viajante deve ter atenção à planilha para não errar o caminho.
INFORMAÇÕES DE TRECHO
Dificuldade FÃsica: NÃvel 5
Dificuldade TÉCNICA:
NÃvel 5
distância em desciDa: 20 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 19 KM
INC. MÉdia das subidas: 4 %