O trecho é de caminho plano, que mescla trechos de terra e asfalto, em sua maioria sem acostamento. O inÃcio é feito em trilha e, devido aos buracos, requer muito cuidado para veÃculos que não sejam off road. Para os que não querem se arriscar aconselha-se abortar este pequeno trecho e seguir as indicações da planilha.
A Serra da Mantiqueira, que pode ser vista à direita margeando o caminho, vai ficando cada vez mais distante à medida que o viajante avança para o sul, mas ainda mostra sua imponência e beleza na região.
Este trecho atravessa vários bairros da zona rural dos municÃpios de Cachoeira Paulista e Lorena, mas não passa dentro dessas cidades. Para quem pretende visitá-las o acesso pode ser feito através da SP-058 e da BR-459. Na zona rural de Guaratinguetá, a 10 km do centro da cidade, passa-se pelo bairro Colônia do Piagui, que foi fundado no final do século XIX por imigrantes europeus, destacando italianos, espanhóis e austrÃacos. Nessa pequena colônia há um interessante sistema de canais de irrigação chamado "polder", muito utilizado nas plantações de arroz. O local foi o primeiro do Brasil a implantar essa técnica.
Em Guaratinguetá, terra das garças brancas (essa é a origem do nome da cidade, que vem do tupi-guarani), municÃpio com mais de 100 mil habitantes, há um rico patrimônio histórico preservado. Exemplo disso é a Catedral de Santo Antônio, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a casa de Frei Galvão, canonizado pelo papa Bento XVI, tornando-se o primeiro santo brasileiro.