Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

Pastel de Angu de Itabirito

Itabirito
Gastronômico
Na culinária típica de Itabirito, a grande estrela é o pastel de angu. Criado na Fazenda dos Portões no século 19, é considerado patrimônio da cidade. A iguaria foi feita pelas escravas Philó e Maria Conga, aproveitando a sobra do angu – principal refeição dos escravos. Elas recheavam com guisado feito de umbigo de banana e restos de carne para, assim, fritar o quitute na banha de porco.

Com o passar do tempo, o pastel de angu virou uma paixão dos moradores da cidade e dos turistas, que a visitavam só para experimentar a delícia. Aos poucos, ela foi aprimorada com outros recheios, como frango, bacalhau e carne seca com catupiry.

Realizado pela mantenedoras  do modo de fazer o pastel de angu com apoio da Prefeitura Municipal. O Pastel de Angu de itabirito  e o seu  modo de fazer apresenta relevante valor histórico e cultural, que permite identificá-lo como um Bem Imaterial e joia gastrônomica da cidade,  que merece ser destacado, efetivando assim, a sua preservação, conservação e valorização. Portanto, a realização de Oficinas do Modo de Fazer o Pastel de Angu é uma importante ferramenta para preservação deste bem imaterial .

Oficinas do Pastel de Angu Itabirito Diretoria de Turismo
Centro de Referencias e Informações Turistiicas 
Telefone: (31) 3561-7847
E-mail: crit@pmi.mg.gov.br


Pastel de angu - Crédito: Rogério Reis Franco
Compartilhe esta página:
Veja
Também